Surdez unilateral: O que é, e como acontece uma?

Surdez unilateral

Agora falaremos  da surdez unilateral,  também conhecida como o SSD, ou a perda da audição, de forma unilateral

Surdez unilateral é  a alteração ou a perda total da audição em um só ouvido.

No artigo anterior falamos da importância da boa saúde auditiva bilateral,.

As causas das perdas auditivas unilaterais são:

  • Infecção virótica,
  • Doenças na cabeça,
  • Doença de Meniére,
  • Intervenções cirúrgicas no cérebro e na região, tais como a remoção dos tumores. 
  • Traumatismo craniano.   

 

Algumas das pessoas que podem se adaptar melhor ao seu problema, enquanto que outras necessitam de um trabalho mais detalhado para alcançar uma convivência mais agradável.

Assim realizar um diagnóstico o mais breve possível é importante, para que o ter tratamento e adaptação mais rápida possível.

Os portadores de surdez, de forma unilateral podem ser considerados como distraído ou desligados.

Isto se deve a que a gravidade dos sintomas, que podem  colocar a vida da pessoa em situação de risco.

Quais são os sintomas da surdez unilateral?

  • Dificuldade para identificar de onde vem o som: identificar a origem de certos sons, que pode estar em risco no trânsito, por exemplo, tanto pedestres como motoristas. Este na maioria dos casos, este é um dos sintomas de maior risco.
  • A pessoa precisa se esforçar para ouvir através da ruídos. Em  geral, este é o primeiro sintoma da surdez, de forma unilateral identificado. Em conversas com a família ou com os amigos, como nas situações que envolvem a compra em uma loja, ou a ver um filme no cinema.
  • A compreensão baixa da fala quando não há muitas pessoas no local. Em  estádios ou recintos desportivos, os shows e as festas, barulho da música e o ruído, muitas falas em paralelo. Portanto, para as pessoas com surdez unilateral, é muito mais difícil de entender em uma conversa e troca de idéias nesses lugares.
  • Equilíbrio prejudicado. Dificuldade em andar em linha reta, e a tendência de ir para um lado, ou a sensação de falta de firmeza ao andar , pode também ser um sintoma de que a surdez unilateral.
  • Vertigens. Isso também pode ser um sintoma da doença de Meniére, que começa a atacar um dos ouvidos e que provoca a surdez unilateral, mas que se passa a outro de maneira rápida.

Existe algum tratamento para a surdez unilateral?

Infelizmente, a surdez unilateral, que pode passar despercebido pela maioria das pessoas. 

 Ficar atento às mudanças no comportamento, os hábitos e costumes e procurar  um médico para que o tratamento possa ser iniciado.

Existem vários tipos de tratamentos, entre eles, o uso de aparelhos auditivos convencional ou, em caso de perda total ou acentuada, há outra solução que é o sistema de CROS, para maior benefícios.

O sistema de CROS  se trata de uma tecnologia sem fio que envia o som de um moderno e discreto dispositivo de áudio personalizado para o ouvido normal.

O uso desse dispositivo, junto com um acompanhamento fonoaudiológico,  vai permitir que a pessoa  mantenha uma boa convivência social.

É importante aconselhar a pessoas que lidam com as pessoas com surdez unilateral, que demonstrem  apoio, já que essas atitudes vão fazer uma diferença na maneira de lidar com este tipo de situações.

A surdez unilateral, é um problema que faz parte da vida de muitas pessoas, mas que podem ser superadas com a devida atenção às recomendações médicas.

Se você se identifica com algumas dessas dicas procure rapidamente um médico otorrinolaringologista!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...