Surdez Unilateral. Acordei Surda De Um Lado.

surdez unilateral

Surdez unilateral, é qualquer grau de perda auditiva, tecnicamente classificado pelos fonoaudiólogos e otorrinolarinologistas de surdez.

Aqui falaremos de pessoas que possuem perda completa da audição em um dos ouvidos e audição normal do outro lado.  

6 CAUSAS de Surdez Unilateral

As causas de surdez unilateral podem ser as mesmas da surdez bilateral, mas em algumas doenças afetam com mais frequência a audição em apenas um dos lados, especificamente.

É um tumor no nervo vestibulococlear (VIII par craniano) que é responsável por conduzir os impulsos elétricos da cóclea até o tronco cerebral. O principal sintoma é a perda auditiva progressiva devido o crescimento tumoral que provoca a compressão do nervo e interrupção dos impulsos elétricos que por ele trafegam. A surdez unilateral pode ser causada ou agravada pela cirurgia feita para retirada do tumor, em alguns pacientes.

A perda súbita da audição de um dos ouvidos, acompanhada ou não de zumbidos e tonteira, pode estar relacionada à diversas origens e é uma das causas mais comuns de surdez unilateral.

Mutações genéticas e doenças infecciosas podem fazer com que bebê apresentem surdez unilateral ao nascimento.

Na maioria das vezes o desenvolvimento de linguagem se dá de maneira normal ou com o mínimo de atraso em relação às crianças com audição bilateral.

A hidropsia endolinfática, mas conhecida como Síndrome de Ménière pode causar surdez dos dois lados, mas num grande número de vezes ela é responsável por surdez unilateral.

Acidentes automobilísticos, agressões e ferimentos por armas estão entre causas externas de lesão da cóclea ou do nervo acústico que podem levar à surdez unilateral.

Muitas vezes não conseguimos detectar a origem da surdez, seja unilateral ou bilateral.

SOLUÇÕES PARA MINIMIZAR AS CONSEQUÊNCIAS DA SURDEZ UNILATERAL

A surdez unilateral pode passar desapercebida por não causar grande desconforto para muitos pacientes.

Não é raro encontrarmos pessoas que, tendo nascido com audição em apenas um dos ouvidos, vieram a descobrir isso apenas bem mais tarde.

Quando a criança aprende a falar normalmente, sendo capaz de conversar, não surge a suspeita de perda auditiva e os pais não percebem nada de errado com a audição.

Uma boa adaptação à surdez unilateral não costuma acontecer em pacientes que sempre ouviram bem dos dois lados e perdem um dos lados, como nos casos de surdez súbita ou tumores do nervo auditivo, eles se sentem incomodados.

Independente da causa da surdez unilateral, hoje temos disponíveis diversos estudos evidenciando os prejuízos dessa condição.

São eles:

Localização da fonte sonora

Nosso cérebro usa os dois ouvidos para identificar de onde vêm os sons, tudo de forma inconsciente, através da velocidade de chegada do som aos ouvidos e posteriormente à região onde ele é analisado no cérebro.

  1. Ocorre um “atraso” do som do lado lesado em relação ao lado bom, isto é uma dica.
  2. O som chega mais forte (com mais volume) na orelha boa, e mais fraco na orelha afetada pois alguma energia sonora é perdida.
  3. No caso da surdez unilateral, ambos mecanismos estão ausentes.

Compreensão da fala em ambientes ruidosos

Estes ambientes sonoros são extremamente adversos para conversar, pois interferem na compreensão da fala. Nestas situações abaixo é importante que o interlocutor fale do lado bom, para que seja feita uma boa comunicação:

  1. Estádios de futebol cheios,
  2. Casas noturnas com música alta,
  3. Restaurantes com muitas vozes e barulhos de pratos e talheres,
  4. Nem se fala para compreender outros idiomas que não seja o de origem,
  5. Na sala de cinema,
  6. Em viagens de carro, ônibus e aviões e
  7. Em cochichos e segredos ao pé do ouvido.

Para melhorar a compreensão da fala, o processamento auditivo no córtex cerebral se utiliza de várias informação úteis na comunicação, como:

  1. A leitura labial,
  2. Os gestos e expressões corporais e
  3. A audição bilateral.

 

Vários estudos mostram que, em ambientes ruidosos, pessoas com surdez unilateral tem um desempenho inferior aos ouvintes normais.

 

CROSS
CROSS – SURDEZ UNILATERAL

Anteriormente não se tinha a compreensão de que a surdez unilateral causava prejuízos e com o pouco desenvolvimento tecnológico para tratamento dessa condição, a conduta médica normal era simplesmente não tratar.

“Você pode viver bem assim” era a frase mais comum.

Mas isto começou a mudar a algum tempo e hoje já não é mais aceitável que não falemos aos pacientes dos prejuízos da audição unilateral, bem como das  possibilidades de tratamento.

No mundo moderno, de múltiplos estímulos auditivos competitivos, pode fazer muita diferença ter uma audição bilateral .

Possibilidades para diminuir muito ou eliminar algumas das dificuldades dos portadores da surdez unilateral.

Aparelho auditivo tipo CROSS

Os aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) são indicados para pessoas que tenham perda auditiva, mas é preciso que a cóclea e nervo acústico, ainda tenham alguma função.

Quando essas estruturas estão muito danificadas, mesmo níveis altos de amplificação não são capazes de produzir um estímulo auditivo útil.

aparelho auditivo conhecido como CROSS parte desse princípio e seu funcionamento baseia-se na audição do ouvido bom, do lado oposto ao surdo.

Para sua adaptação, o paciente deve usar dois aparelhos, um de cada lado. Aquele colocado do lado da surdez funciona como receptor, tendo um microfone e um transmissor sem fio, responsáveis por captar os sons que chegam deste lado e enviá-los ao aparelho adaptado do lado em que a pessoa ouve.

Seu uso permite que a pessoa não “perca” os sons que lhe chegam de um dos lados, facilitando a compreensão da fala nas diversas situações descritas nesse artigo.

Você se identificou com alguma coisas? Ficou alguma dúvida?

Nós da ReDeS Aparelhos Auditivos teremos o prazer de esclarecer e orientá-lo para tal.

VENHA NOS FAZER UMA VISITA!

Você pode experimentar, inteiramente GRÁTIS, para entender na prática o que falo.

TESTE AUDITIVO GRÁTIS
VENHA TESTAR GRÁTIS SEU CROSS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...